Rio de Janeiro, RJ

Pretas Ruas

Oportunizar que mulheres negras em situação de rua e vulnerabilidade sejam protagonistas de uma nova história e possam ocupar mais espaços além das ruas.

About the NGO

Nossa Missão:

Possibilitar que mulheres negras em situação de rua e vulnerabilidade possam ser protagonistas de uma nova história de vida, fazendo com que as mesmas ocupem mais espaços além das ruas, contribuindo para sua emancipação e resgate de suas identidades.

O Pretas Ruas entende que é importante e necessário atuar em todas as esferas do processo, promovendo o atendimento primário nas necessidades básicas para que possamos chegar nas necessidades de realização pessoal dessas mulheres, reforçando neste processo o trabalho de conscientização de sua existência, direitos e dignidade, contribuindo para o resgate da sua identidade.

O resultado esperado é que possamos ver mais mulheres negras, não só fora das ruas, mas ocupando mais espaços, com autonomia financeira e emocional para seguirem suas vidas. Esse caminho até o seu empoderamento, é onde o Pretas Ruas está inserido, oferecendo todo o suporte para que essa mulher negra atinja seu potencial e se apodere de seu lugar de poder na sociedade.

O Pretas Ruas nasceu do incômodo ao perceber a ausência de ações e projetos, que vão além do assistencialismo, voltados para a mulher negra em situação de rua e vulnerabilidade. Percebemos um alto nível de dificuldade nas casas de acolhimento e abrigos para manterem suas atividades, implementarem projetos sustentáveis e contribuir para a emancipação das mulheres assistidas.

A ausência de ações e projetos localizadas na zona norte do Rio de Janeiro, também é algo que chamou a nossa atenção. Muitas ações são voltadas para a zona sul ou centro do Rio de Janeiro, reforçando a necessidade de tornar visível as necessidades da população de rua que reside nos bairros da zona norte.

Percebemos que a mulher negra em situação de rua tem complexidades que exigem preparo, conhecimento e empatia por parte daqueles se propõem a trabalhar com essa causa.

Sabemos que a reinserção dessas mulheres na sociedade “visível” requer um trabalho profundo, intenso, que permeie todas as esferas e, principalmente, requer conscientização e engajamento das pessoas envolvidas no trabalho.

A falta de ações voltadas para a mulher negra e a ausência de pessoas negras envolvidas nessas ações, contribuiu para que o Pretas Ruas nascesse com essa missão. É importante que essas mulheres possam ter exemplos que as incentivem e inspire, que entendam de forma não superficial as consequências e o impacto de ser uma mulher negra em situação de rua na sociedade de hoje.